FUNDADO O PRIMEIRO ROTARY CLUB SATÉLITE NA GESTÃO DO GOVERNADOR WASHINGTON CALADO BARBOSA
??A data de 10 de agosto ficará marcada indelevelmente na memória dos itanhangaenses: neste dia, mais um clube de serviço do Rotary International foi fundado. ROTARY CLUB SATÉLITE LUCAS DO RIO VERDE – ITANHANGÁ
??Itanhangá é um município que fica na região central do Estado distante 510 km de Cuiabá. Foi fundado em 29 de março de 2000 e completou 19 anos este ano. Sua população é de 6.550 habitantes com uma expressiva quantidade morando no interior do município, já possui o maior assentamento regularizado da América Latina: são 1.149 famílias assentadas em lotes rurais em que a agricultura familiar, bastante diversificada, é a expressão econômica mais relevante do município. Sua área é de 2920 km² (292.000 ha). O Rio Arinos que corta as terras do município empresta rara beleza cênica à região, além de proporcionar a prática de esportes aquáticos, camping, lazer e pesca aos munícipes e turistas. Essas informações nos foram repassadas pelo agora companheiro Edu Laudi Pascoski que ocupa o cargo de prefeito de Itanhangá, gestão 2017/2020.
??Neste município, que possui um potencial incrível de crescimento econômico e social, é que mais um clube do Distrito 4440 foi fundado. Para isso muitos trabalhos foram realizados previamente com o empenho direto do companheiro Oelson Copetti, Governador Assistente da Região 10, da presidente do Rotary Club de Lucas do Rio Verde (RCLRV), companheira Silviany Miranda Carvalho.
??A reunião de fundação foi realizada na Churrascaria Dal Carobo, espaço gentilmente cedido por seu proprietário, que junto com a sua esposa, integrarão o novo clube. Após um saboroso almoço a preleção detalhada do Governador Washington que discorreu sobre o que é Rotary?; sua missão?; como fundar um clube?; quais as responsabilidades e deveres de um rotariano?; metas para o clube e metas da sua gestão dentre outros assuntos. Momento emocionante foi a fala do Sr. Aldo Loreiro, futuro presidente do clube, que afastado do Rotary a mais de 40 anos, sonhava em novamente integrar a família rotária. Recebeu das mãos do Governador o sino e martelo, símbolos de respeito, liderança e poder. Outras pessoas presentes, também, se comprometeram em integrar e/ou dar apoio ao novo clube, como o arquiteto e urbanista João Guilherme e sua esposa.
??No encerramento da reunião de fundação, palavras de agradecimento dos anfitriões, do Governador Assistente, da presidente do RCLRV, de convidados e do Governador Washington, que enalteceu os esforços de todos os envolvidos para criação do primeiro clube e desejou sucesso aos companheiros de Itanhangá. “A semente foi lançada à terra, os frutos no seu devido tempo, virão”.
Colaborou: Gilmar Batista Marostega






