NO “DIA INTERNACIONAL DA TERRA” O DISTRITO 4440 RELEMBRA O GRANDE ROTARIANO PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA
Hoje, 22 de abril de 2020, faz exatamente 50 anos da criação do Dia da Terra, proposta que surgiu a partir de um Seminário realizado pelo senador norte ameriacano do Estado de Wisconsin, Gaylord Nelson. Era o início da década de 1970 e os problemas ambientais já começavam a preocupar a sociedade americana; o então Senador, um ativista ambiental, propôs a realização desse Seminário que reuniu mais de 2 mil universidades , 10 mil escolas e centenas de comunidades. Além de ser um marco inicial pra criação do “Dia da Terra” o evento culminou com a criação pelo governo americano da Agência de Proteção Ambiental (EPA em inglês - Environmental Protection Agency) e promulgou uma série de leis de proteção do meio ambiente.
E porquê essa matéria faz uma homenagem ao inesquecível companheiro Paulo Viriato Corrêa da Costa, presidente do Rotary International , 1990-1991? Quando Paulo foi presidente do RI seu lema presidencial era VALORIZE ROTARY “COM FÉ E ENTUSIASMO”. Como era um homem além do seu tempo, com uma visão de mundo que abrangia as necessidades futuras da humanidade, nosso companheiro adicionou ao seu mandato um “segundo” lema: “PRESERVE o PLANETA TERRA”. E o Rotary International desde então possui um de seus focos de atenção justamente o meio ambiente, especialmente com relação aos Recursos Hídricos, com foco em saneamento e acesso à agua para populações carentes, incentivando o plantio de árvores próximas aos mananciais para preservação e produção de água com qualidade.
Até 2009 a ONU não reconhecia a data em comemoração à Terra quando então passou a reconhecer como “DIA DA MÃE TERRA”. E o que como rotarianos podemos fazer para ajudar a preservar a nossa casa comum? Podemos fazer desde uma pequena, mas simbólica ação, como o plantio de uma árvore, separar os “lixo” para reciclagem, usar com consciência a água, a energia, valorizar mais produtos locais, utilizar materiais com selo de certificação ambiental, incentivar a instalação de hortas e pomares comunitários, arborização, jardinagem etc.
E inspirados nos legados do Senador Gaylord Nelson e do nosso companheiro Paulo Viriato, podemos e devemos pelo ideal de SERVIR que nos caracteriza, servir à Mãe Terra, que nos sustenta a todos.
Colaborou: Gilmar Batista Marostega - Rotary Club de Cáceres






